CLÍNICA DAGOBERTO PEREZ
ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA

 

 

 

 

 

AV ANGÉLICA, 2163 - CJ 133/134 

 

HIGIENÓPOLIS
TEL: (11) 3663-2588 / (11) 94550-0633

WhatsApp: (11) 94549-9601

Atendimento presencial ou por telemedicina 

 

 

 

 

SAIBA MAIS

HIPOTIREOIDISMO

A glândula tireoide está localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão. Ela regula a função de órgãos importantes  como o coração, o cérebro, o fígado e os rins através dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Quando não funciona de maneira correta, a tireoide pode liberar hormônios em quantidades insuficientes, causando o hipotireoidismo. Nessa situação, o volume da glândula pode aumentar, o que é conhecido como bócio, e causar os mais diversos sintomas. Pode haver sensação de cansaço, dor articular, inchaço, queda de cabelo, alteração do fluxo menstrual, sonolência excessiva, alterações de pressão arterial, intolerância ao frio, infertilidade, constipação intestinal, dentre outros. Os sintomas não são específicos e variarão de pessoa para pessoa.

O tratamento é feito com reposição do hormônio T4 e a partir do momento que se atinge a dose ideal do hormônio, para controlar a deficiência da glândula em produzi-lo, a tendência é que os sintomas acabem.

A função da sua tireoide está equilibrada? Converse com o seu endocrinologista.

Dr Victor Sousa da Silveira (26/09/2016)


OSTEOPOROSE

A osteoporose é uma condição caracterizada por redução da massa óssea e deterioração de sua microarquitetura, levando ao aumento da fragilidade óssea e maior risco de fraturas.

A fratura de fêmur é a mais temida complicação da osteoporose, pois gera dor, deformidade, incapacidade física e aumento da mortalidade. Sua incidência tem aumentado em todo o mundo em decorrência do envelhecimento da população mundial.

Fatores genéticos, fatores hormonais e hábitos de vida, incluindo alimentação inadequada, sedentarismo e baixos níveis de exposição solar, podem estar envolvidos na gênese da Osteoporose. Alguns distúrbios endócrinos como hipertireoidismo, síndrome de Cushing, hiperparatireoidismo primário, baixos níveis de Vitamina D e deficiência de hormônios sexuais são causa de osteoporose grave em homens e mulheres.

Para entender melhor como está a saúde dos seus ossos, procure um endocrinologista.

Dra. Christiane Andrade de Azevedo (04/07/2016)